O Rio Grande do Sul concentrou 88% da comercialização de Cavalos Crioulos nesta temporada na região Sul do Brasil. O dado, baseado em informações coletadas pela Parceria Leilões, foi apresentado pelo presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler), Fábio Crespo, nesta sexta-feira (01/11), na Arena de Remates do Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS), durante o Fórum Cavalo Crioulo e a Economia, promovido pelo Universo Pecuária.
Segundo Crespo, a venda da raça no Estado engloba diferentes motivações — como competições e trabalho — e detêm uma grande responsabilidade econômica e social. “Além disso, grande parte do mercado provêm da paixão familiar e cultural a respeito do Cavalo Crioulo, que se tornou uma ferramenta para esporte e diversão, impulsionando a economia e gerando empregos nos setores relacionados”, destacou.
A mesa redonda também contou com a participação dos integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC): Daniel Jaeger, vice-presidente de Núcleos e Expansão, e Fernando Gonzales, vice-presidente de Modalidades Esportivas. A mediação foi feita pelo Executivo de Comunicação e Relações Comerciais da Associação.
Crédito da foto: Ana Carolina Murliki